BLOG

Realize suas resoluções de ano novo com 5 dicas para investir bem

Compartilhe

Resoluções de final de ano sempre servem como combustível para melhorar ou iniciar novos hábitos e, dentre eles, organizar a sua saúde financeira é tão importante quanto todas as outras decisões. Até porque, com as contas no lugar, é mais fácil investir em si mesmo.

Por isso, muitas pessoas iniciam o ano focando em zerar suas dívidas e melhorar a saúde do bolso. Com um 2020 maluco inclusive para o mercado, 2021 será uma grande oportunidade para bons investimentos. Afinal, a recuperação financeira, crescimento de novos setores e a taxa de juros baixa atraem a atenção de investidores iniciantes e experientes.

Mas toda trajetória de sucesso começa com um bom planejamento. Por isso, preparamos 5 dicas para te ajudar na resolução de melhorar sua vida financeira e fazer de 2021 uma virada nos seus hábitos:

1. Organize sua vida financeira

O ditado é antigo, mas é certo: não se começa uma casa pelo teto. Antes de tudo, é preciso que você tenha sua vida financeira regulada. Quanto você recebe por mês? Quais seus gastos fixos? O que é supérfluo? Quanto posso economizar? Como quitar minhas dívidas? Enfim, as respostas para todas essas perguntas serão a estrutura de toda sua estratégia financeira.

Seja com R$ 5 mil ou R$ 50, é possível investir por menor que seja o valor que você consegue guardar.

2. Defina seus objetivos

Você já descobriu quanto gasta por mês, quanto pode guardar e quanto quer investir. Ainda assim, não é hora de sair investindo. Cada ativo tem sua característica e atende aos desejos de cada investidor. Então, é importante saber qual o objetivo dos seus investimentos.

Se você busca aposentar mais cedo, ativos de rentabilidade em longo prazo serão mais atrativos. Em contrapartida, a família cresceu e precisa comprar um apartamento maior? Talvez você tenha de buscar mais rentabilidade no curto prazo. Com isso resolvido, você pode traçar seu ponto de partida e seu destino. Nesse sentido, agora é hora de pensar na jornada.

3. Conheça seu perfil

Já sabe como começar e onde quer chegar. Pense de que forma quer fazer isso. Um dos fatores mais analisados por assessores, corretoras e gestores é o perfil de investidor dos seus clientes. Há quem esteja apto a correr mais riscos buscando maior rentabilidade, enquanto outros preferem ser mais defensivos e fugir de ativos em que a volatilidade do mercado pode influenciar os resultados de forma mais expressiva.

Não se preocupe: você encontrará um produto adequado para seu perfil. O importante é sentir confiança na sua decisão e na sua realidade de investimento. Então, seu perfil indicará o melhor caminho para alcançar seu objetivo.

A maioria das corretoras irá te enquadrar dentro de 3 perfis:

Conservador: prioriza a segurança dos rendimentos e prefere investir em opções com baixo risco. Isso porque a tolerância ao risco dele é menor e ele tem receio de perder dinheiro.

Moderado: gosta de segurança, mas está mais aberto à possibilidade de investir em aplicações com um pouco mais de risco. Perfil um pouco mais versátil quando o assunto é dinheiro.

Agressivo: sem medo de arriscar ou de perder dinheiro. Ele prioriza a possibilidade de rentabilidade maior, mesmo que isso significa estar aberto a maiores riscos.

4. Estude o mercado

Com o caminho traçado, você pode começar a olhar de forma mais prática onde investir, o valor que deseja investir, o que deseja alcançar e o que está disposto a arriscar para isso. É hora então de rastrear quais produtos se encaixam melhor no seu perfil.

Como qualquer produto, é importante que você conheça onde está colocando seu dinheiro. Não apenas as características de cada ativo, mas de que forma os estudar. Conceitos como rentabilidade, risco, taxa administrativa, tributações, o momento do mercado, cenários macroeconômicos, devem ser observados com atenção. Enfim, muitos fatores devem ser estudados para tomar a melhor decisão de investimento.

5. Comece a investir

Cumpra todos esses passos e você com certeza estará mais bem preparado para enfrentar o mercado. Entretanto, é importante lembrar que esses exercícios devem ser repassados periodicamente. O mercado muda, novas oportunidades se abrem e você também pode mudar as condições de como investir.

Outro ponto importante a observar é a sua plataforma de investimentos. Procure plataformas seguras, com equipes preparadas e assessores qualificados para te indicar as melhores opções de investimentos.

Aproveite 2021 e inicie agora um jeito novo de viver.

Fonte: XP Investimentos

Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter:

duplodez

Passo a passo – como começar a investir

Listamos aqui os 5 principais passos para se começar a investir. Confira! 1. Estabeleça os seus objetivos Por qual razão você está economizando dinheiro? Se